faz stop na rádio para veres os videos
19.3.09

Animais

extraordinários

 

 

 

 

mocho.jpg

 

 

 

A fantástica diversidade da vida na Terra é um dos grandes atractivos da natureza. Há animais verdadeiramente extraordinários! Aqui deixamos-te certas curiosidades sobre alguns desses fantásticos seres que habitam o nosso planeta azul.
1- Algumas espécies de BORBOLETAS, para fugirem das condições climatéricas no Inverno, chegam a voar mais de 3500 km para o Sul.2- O ELEFANTE AFRICANO é o maior animal terrestre. Um macho pesa cerca de 6 toneladas e mede 3,5 m de altura até ao dorso. Um dente de elefante adulto pesa 4,5 kg.
 
3- A luz do PIRILAMPO (ou vaga-lume) não queima, sendo uma das luzes mais frias da Terra, isto é, dispende um potencial insignificante de energia sob a forma de calor. A capacidade de um organismo produzir luz denomina-se luminescência. É o caso do pirilampo macho, que emite sinais luminosos para atrair as fêmeas. No entanto as fêmeas de algumas espécies de pirilampos também emitem sinais deste tipo para atraírem presas para se alimentarem.
4- A ARANHA – VIÚVA-NEGRA fêmea come frequentemente o macho após o acasalamento. O seu veneno é 15 vezes mais mortal do que o da cascavel.
5-A BICHA-CADELA fêmea é uma mãe surpreendentemente cuidadosa. Enquanto a maior parte dos insectos põe os ovos e abandona-os, a bicha-cadela toma conta deles. Lambe-os e move-os de um lado para o outro para não criarem bolor. Quando os filhos nascem leva-lhes alimento. Posteriormente, no exterior do ninho, mostra-lhes onde encontrar comida. A mãe bicha-cadela e a sua prole conservam-se juntos até os filhos se terem desenvolvido totalmente.
6- As BARATAS são dos insectos mais antigos do planeta, habitando a Terra há mais de 300 milhões de anos. São muito resistentes, podendo sobreviver 45 dias sem comer e 15 dias sem beber. São também dos seres vivos mais rápidos, podendo percorrer um metro por segundo. Para um homem isto equivaleria a correr 150 km numa hora.
7- Uma PULGA vulgar pode saltar até 19 cm em altura – 130 vezes a sua própria estatura. Pode também saltar 33cm em comprimento.
8- Um GRILO pode saltar até uma altura quinhentas vezes maior do que o seu tamanho.
9- Uma ESTRELA – DO-MAR tem grande capacidade de regeneração. Se por qualquer motivo ela perder um braço, este pode crescer novamente.
10- Todos os anos a ANDORINHA-DO-MAR migra do Árctico para o Antárctico e regressa, uma viagem de ida e volta de 26 000 Km.
11-O PEIXE-PULMONADO AFRICANOenterra-se no leito dos rios lamacentos, à medida que a água dos rios vai secando, quando chega a época da seca. O peixe dorme dentro da lama aquecida pelo sol, até o rio voltar a correr. Nessa altura acorda do sono estival e volta a nadar.
12- O SAPO-PARTEIRO vive na Europa Ocidental. Este animal acasala em terra, o que é muito raro nos anfíbios. A fêmea põe cerca de 50 ovos e, após a fecundação, o macho enrola cuidadosamente a fiada de ovos em volta dos membros posteriores, transporta-os durante um período que pode ir até um mês e meio e deposita-os, por fim, em água quando os girinos estão prontos a nascer.
13-O ORNITORRINCO australiano é um mamífero que põe ovos. Quando as crias nascem, alimentam-se do leite da mãe que sugam do pêlo que tem sobre o estômago.
14-O SAPO é um controlador natural de pragas - pode comer mais de 100 insectos por dia.15- A palavra DINOSSAURO tem origem grega e deriva de “deinos”, que significa terrível ou poderoso, combinado com “sauro”, que quer dizer lagarto. Este nome de “lagarto terrível” deve-se ao facto de todos os dinossauros serem vistos, inicialmente, como criaturas gigantescas e aterradoras.
16- As bicadas de um PICA-PAU numa árvore acontecem a um ritmo alucinante - até cem bicadas por minuto. Ele procura também formigas nas árvores e chega a comer mais de mil por dia.
17-A NAJA-REAL do sudoeste asiático é a cobra venenosa mais comprida do mundo. Pode atingir 4,5 m.
18- A pequena ave, habitualmente chamada de BEIJA-FLOR, é dos seres vivos mais fortes na natureza, pois por exemplo em relação ao homem, os seus músculos são nove vezes mais poderosos. Ele bate as suas asas noventa vezes por segundo e consegue extrair néctar de 2 000 flores diariamente, sem qualquer ponto de apoio.
19- Um GOLFINHO consegue entender cerca de 50 palavras humanas.
20-A BALEIA-AZUL é o maior animal do mundo, medindo cerca de 30 metros de comprimento e podendo pesar até 187 toneladas. É muito maior do que o maior dos dinossauros! Estas dimensões só são possíveis porque a água suporta o peso contra a força da gravidade, o que não acontece com os animais terrestres. Vive nos mares frios da Antártida, onde encontra o seu alimento preferido: minúsculos camarões que come em grandes doses - algumas toneladas por dia. As suas crias são dignas dos seus pais, pois nascem com 7,5 metros de comprimento e pesam cerca de 2000 kg. Durante sete meses alimentam-se exclusivamente do leite da mãe (cerca de uma tonelada de leite muito rico por dia), o que lhes permite engordar 4 kg por hora (cerca de 100 kg por dia). Quando as crias são desmamadas já medem cerca de 15 m.
21-O ALBATROZ tem a maior envergadura de todas as aves. A distância entre a extremidade das asas pode exceder os 3,5 m . Esta ave pode voar 900 Km num dia.
22-O CACHALOTE é a única fonte mundial de âmbar cinzento, uma matéria básica para a indústria de perfumes caros. Eles alimentam-se de lulas gigantes, que engolem inteiras. No entanto, não conseguem digerir os bicos duros da lula, que permanecem nos seus aparelhos digestivos, produzindo uma substância escura e fétida - o âmbar cinzento - que é a melhor substância conhecida para conservar o aroma dos perfumes. Os cachalotes expelem frequentemente esta substância que pode, assim, ser encontrada a boiar no mar. É por ser tão rara que tem um preço tão elevado.
23- Um OURIÇO-CACHEIRO hibernado apenas respira uma vez de seis em seis minutos, em vez das mais de trinta vezes por minuto que normalmente respira durante o período de actividade.
24- A tromba de um ELEFANTE tem cerca de 40000 músculos.
25-O CANGURU dá saltos que podem atingir os 3,60 metros, apoiado nas patas traseiras.26- Apesar de ser tão grande, o pescoço de uma GIRAFA tem apenas 7 vértebras – tantas como as do homem e de todos os outros mamíferos. A língua mede 45 cm de comprimento.
26- Os CAMELOS estão adaptados a viver em climas secos. Quando encontram água podem beber de 70 a 100 litros em apenas 10 minutos, que depois conseguem ter durante dias, chegando a andar por dia mais de 250 km.
27-O CAMALEÃO consegue estender a língua até quase o dobro do comprimento do seu corpo. Lança-a para fora à velocidade de um relâmpago e apanha insectos com a sua ponta pegajosa.
28-A AVESTRUZ africana é a maior ave do mundo. Os machos podem ter 2,7 m de altura. São também os bípedes mais rápidos, atingindo velocidades de 72 Km/h.
29-A CHITA atinge em corrida, velocidades de 100 km/h em pequenas distâncias, mas cansa-se facilmente e precisa de parar recuperar forças.
30-O FALCÃO PEREGRINO é o animal mais rápido eu existe, atingindo velocidades de pelo menos 180 km/h quando faz voo picado em perseguição de uma presa.

 

Assuntos do blog:
link do postPor ana, às 23:24  comentar

Este Blog dedica-se à postagem de fotos,artigos e videos que circulam livremente na internet. Qualquer anomalia ou problema de funcionamento e/ou copyright não é da responsabilidade deste Blog, dado que o mesmo se baseia em hiperligações ou links. Eventuais reclamações e outras solicitações deverão ser feitas unica e exclusivamente nas respectivas fontes de origem. DEFENDO A UTILIZAÇÃO LIVRE, SEM DIREITOS DE AUTOR OU COPYWRIGHT, PORQUE O MEU OBJECTIVO É DIVULGAR E PARTILHAR OS MEUS CONTEÚDOS COM TODOS OS QUE OS QUISEREM USAR. Ana Márcia
 
mais sobre mim
Março 2009
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


arquivos
RSS